Nosso Confinamento Doméstico de maneira não usual leva principalmente ao aumento de acidentes dentro de casa, especialmente para crianças, que costumam liberar suas energias em locais mais amplos antes da quarentena.

Assim qualquer ambiente me casa pode se tornar preocupante.

O que requer maior atenção é a COZINHA !!!!

O cômodo pode conter produtos de limpeza com risco para ingestão (vale também para área de serviço. Objetos cortantes como facas por exemplo (especialmente tipo “Chef” – profissionais) cuja queda de uma mesa pode levar a sérias lesões se atingir qualquer parte do corpo; procurem deixá-las longe das bordas das mesas e pias.

Outro risco são as “queimaduras”, por isso as dicas são tentar usar sempre as bocas de trás do fogão e colocar os cabos das panelas virados para dentro para não serem alcançados pelas crianças, evitando que virem a panela sobre si, derramando líquidos quentes sobre elas.

O uso de substâncias desinfetantes como álcool por exemplo, devem ser feitas longe do fogo evitando pois são inflamáveis.

Estas queimaduras podem ocorrer também em adultos e o cuidado imediato é a aplicação de vaselina sólida, ou preferencialmente fórmulas tópicas com “sulfadiazina de prata” (todos deveriam ter um tubo na cozinha).

Evitem substâncias como pasta de dente, borra de café e outras sugestões bizarras.

Para a dor um analgésico pode ser administrado. Evitem romper eventuais bolhas que venham a se formar. Após este primeiro cuidado procure orientação médica e para queimaduras de grandes áreas ou de terceiro grau levar o quanto antes ao Pronto Socorro.

Acidentes domésticos durante a quartentena – DR TOVO  LUIS FERNANDO TOVO.

Clinica Tovo Dermatologia dr Tovo LUIS FERNANDO TOVO Telefone dr Tovo:  32530319 ou  995331300