A redundância cutânea (excesso de pele) ocorre de maneira expressiva na região palpebral com o passar dos anos.
Este excesso de pele nas pálpebras é mais observado na pálpebra superior do que na pálpebra inferior.
Temos também em muitos casos, apenas flacidez e atrofia da pele (dérmica) promovendo pequenas rugas e sinais de falta de turgor, sendo assim mais comum na pálpebra inferior.
Em casos avançados de envelhecimento palpebral, a blefaroplastia (correção palpebral) cirúrgica é inevitável, porém em muitos casos esta correção pode ser realizada à Laser, chamada de Blefaroplastia a Laser
A técnica a laser é hoje um procedimento bastante indicado como forma preventiva de rejuvenescimento da região dos olhos e pálpebras.
A vantagem deste procedimento a laser é que além de uma redução palpebral, é conferida à pele tratada uma neoformação tecidual: aumento de colágeno, elastina e outas estruturas de sustentação, conferindo um turgor adicional ao tratamento desta região anatômica, onde temos a pele mais fina do corpo.
Pelas circunstâncias extremamente importantes da função palpebral, a preservação ocular (sem a pálpebra perdemos o olho), um exame cuidadoso pré-operatório é imprescindível.
A proteção dos olhos com lentes intraoculares adequadas a cada tipo de tecnologia e procedimento é também fundamental.
Esta técnica é operador dependente, exigindo um treinamento médico adequado para sua realização.
O laser mais indicado a este tratamento é o chamado Laser Fracionado, de Co2, Érbium, YSGG, entre outros, e a habilidade e conhecimento do profissional executante é de extrema importância.
Portanto, com alguns cuidados específicos antes da opção pela técnica a laser, o resultado do procedimento poder ser bastante satisfatório.
1: SELEÇÃO ADEQUADO DO PACIENTE.
2: EXAME CUIDADOSO PRÉ-PROCEDIMENTO.
3: TÉCNICA APRIMORADA.
.
Clinica Tovo Dermatologia dr Tovo LUIS FERNANDO TOVO Telefone dr Tovo: 32530319 ou 995331300 SBD