• As regiões do pescoço, colo e mãos são também áreas mais expostas (descobertas) como a face, e portanto, também bastante sujeitas a ação do meio ambiente, como o sol por exemplo.
  • Pescoço, colo e mãos, assim como a face, necessitam uma atenção especial para o envelhecimento extrínseco, aquele causado pelo meio ambiente. São áreas de menor preocupação, mas que a longo prazo podem destoar de áreas que são tratadas  de forma contínua durante a vida.

A proteção solar, o uso de hidratantes e cosmecêuticos com antioxidantes, fatores de crescimento e vitaminas estão indicados, assim como tratamentos à laser e peelings, podem contribuir na reversão do envelhecimento precoce e também na prevenção e cuidados para retardar esse processo.

• A pele da região do pescoço, colo e mãos, difere da região facial, apresentam a derme mais espessa e com uma menor quantidade de glândulas sebáceas, o que faz com que sua recuperação às ações terapêuticas seja diferente.
  • Ao contrário do que podemos inicialmente imaginar, as energias dos tratamentos à laser nas áreas do pescoço, colo e mãos, devem ser menores que na face, assim como a intensidade dos peelings, pois a recuperação é mais lenta e o risco de complicações cicatriciais é maior.
  • O uso de preenchedores e fios de sustentação nas áreas do pescoço, colo e mãos podem repor a perda de volume e aumento de flacidez (muitas vezes associadas também nos braços) observada em alguns pacientes à partir da quarta ou quinta década de vida.

A longevidade com qualidade de vida é uma realidade atual e o tratamento dermatológico deve acompanhar a saúde dos órgãos internos proporcionada pelos avanços da medicina.