Em entrevista ao quadro Dr. Bom Dia da Rádio Gazeta AM, Dr. Luís Fernando Tovo responde duvidas comuns sobre a Caspa.
Você pode conferir a entrevista na íntegra em áudio no site da Gazeta AM neste link.

O que é a Caspa?

Caspa é um tipo de inflamação que ocorre no couro cabeludo, sendo comum na maioria da população. 

É uma descamação aumentada acompanhada de prurido e, às vezes, de um pouco de oleosidade. Não é contagiosa, não é transmissível, não é grave e é facilmente controlável. 

Em alguns casos, a Caspa forma placas mais aderidas ao couro cabeludo, tendo características que necessitam de um tratamento mais difícil. De maneira geral, existem muitas opções de shampoos anti-caspas.

No caso, nós, dermatologistas, chamamos de Dermatite Seborreica.

O que causa a Caspa?

A causa fisiológica é a multiplicação de células que ocorre na superfície da nossa pele, essa renovação de células,  essa descamação ocorre em quatro semanas.

Na caspa, essa renovação celular se dá mais rapidamente, por isso descama.

O tratamento dessa condição pode ser realizado através de shampoos esfoliantes, que descamam superficialmente, sendo comparado a uma “lixadinha” na pele, deixando regular.

Esses shampoos contém substâncias como Ácidos Salicílicos, que melhoram essa descamação.

A Caspa não é classificada como uma doença, mas existe um certo preconceito. As pessoas chegam a achar que é falta de higiene e não é bem assim, certo?

Não é falta de higiene e é fácil de controlar. Como eu disse, é uma descamação que tem no couro cabeludo e pode ocorrer na região facial entre as sobrancelhas, na dobra entre o nariz e a face.

Essa área pode ficar avermelhada, coçando e piora no inverno, pois o Sol melhora a caspa.

Quando essa inflamação e avermelhamento são resolvidos – por ser intermitente, ocorre uma troca e a pele ‘cai’ – e quando isso acontece no couro cabeludo, ocorre essa descamação.

Usar shampoos que são esfoliantes, ou loções com produtos como corticoides leves, melhora bastante a Dermatite Seborreica.

A Caspa é um estado do couro cabeludo, 30% ou mais da população tem a condição. Ela pode ser controlada com uso de shampoos nos períodos de piora (inverno, estresse, alimentação condimentada).

No caso de mulheres com cabelos mais longos, o shampoo pode ressecar os fios, então é válido alternar com condicionadores e shampoos que não sejam para Dermatite Seborreica.

A Caspa aparece mais nos ombros por cair do couro cabeludo e ficam mais à mostra quando usamos roupas mais escuras.

Até que ponto a Dermatite Seborreica é tratável em casa e quando o paciente precisa procurar um especialista?

É sempre válido procurar um especialista, pois ele pode indicar um shampoo mais forte ou mais fraco, ou outros tratamentos como loções, corticoides.

No caso de crianças, que às vezes tem caspa do lactente com placas mais espessas, são indicados óleos que amolecem a crosta. Ele indicará melhor.

Em grande parte dos casos, a Caspa é controlada com shampoos à base de Cetoconazol, uma substância antifúngico que controla a Caspa. Esses shampoos não costumam ter efeitos colaterais e resolvem bem o problema.

Recomendo utilizá-los, se houver melhora, controlar com eles de forma intermitente, se houver resistência, procurar um especialista.

Existe relação entre Piolho e Caspa?

Nenhuma. O Piolho é uma doença e é contagiosa, também sendo de fácil tratamento com shampoos com substâncias importantes ou comprimidos que matam os ácaros e resolvem o problema.

As lêndeas e seus ovos podem ser removidas com vinagre diluído em água, o que facilita a passagem do pente fino no cabelo.

Quando houver casos de piolho, toda família deve observar se tem piolho, se ocorre na sala de aula, em casa, pois ao mesmo tempo em que é muito fácil de controlar, é muito fácil de transmitir.

A Caspa pode provocar queda de cabelo?

A princípio, não. É importante controlar por conta do desconforto que ela causa.

Em alguns casos, quando ela é pruriginosa, pelo atrito em si, pode até promover uma queda, mas mais por uma questão mecânica. A Dermatite Seborreica em si não causa a queda de cabelo.

Se conseguir controlar as Caspas com shampoo, ótimo! Caso não enxergue melhora, procure um especialista.