As sardas brancas ou lecordemia puntata, aparecem devido à exposição solar intensa e acumulada, sem proteção solar ou cuidados com o sol. 

 As sardas brancas são resultado da radiação Ultravioleta de forma cumulativa.

As sardas brancas costumam aparecer nos braços e nas pernas, devido a uma despigmentação no local e geralmente são em forma de confete.

No verão quem tem sardas brancas percebem mais a sua existência pois como não pigmentam mais, não bronzeiam como o resto do corpo e se destacam nesta fase.

Atualmente existem tratamentos para sardas brancas, que promovem uma repigmentação e uma uniformização da pele

  • A micro-pigmentação, através de técnicas de micro-agulhamento realizadas no consultório, são tentativas de minimizar este fenômeno de sofrimento celular, porém o ideal é a prevenção através da fotoproteção efetiva, principalmente na infância e adolescência.

Uma técnica que usa uma  infusão de medicamentos que vai estimular a produção de melanina, recuperando a pigmentação da pele.

Esse procedimento pode ser realizado em sessões pré definidas pelo dermatologista e repetida sempre que necessário. 

 

                                                         PORQUE AS SARDAS BRANCAS APARECEM 

 

  • As “sardas brancas”, leucodermia puntata são mais comuns em pessoas de pele clara e localizam-se em maior quantidade nas extremidades das pernas e braços, sendo mais frequentes após os 40 anos.

  • Quando tomamos sol os melanócitos são estimulados a produzir o pigmento melanina para que este venha a proteger as células da pele da radiação ultra-violeta.
  • Especialmente nas pessoas de pele clara, esta produção quando muito solicitada, pode levar ao sofrimento celular do melanócito e esta célula específica perde a função de pigmentar (tingir) a pele na área a ela atribuída.
  • Assim, os melanócitos funcionais continuam produzindo melanina, e portanto, conferindo o chamado “bronzeamento”, mas nos locais onde há falha na produção do melanócito, falta pigmento (melanina), fica uma pequena mancha branca (“sarda branca”), a qual torna-se mais evidente quando nos bronzeamos.
  • O tratamento deve ter manutenção e a melhor forma de se evitar o aparecimento das sardas brancas é uso de protetor solar nas pernas e braços e a exposição solar adequada.

 

Clinica Tovo DermatologiaDr Tovo Luis Fernando Tovo.