O Câncer da Pele é o tipo de câncer mais comum em todo o mundo
No Brasil apesar da sub-notificação é também a forma de câncer mais comum.
A notícia boa é que a grande maioria dos casos são curáveis, porém a detecção precoce e tratamento adequado são fundamentais.
O câncer da pele é dividido em dois tipos principais: mais agressivo e letal, o melanoma surge, geralmente, a partir de uma pinta escura. Não é uma regra geral, mas pintas: assimétricas, com bordas irregulares, cores variadas e diâmetro maior que 6 mm (tamanho de uma borrachinha de lápis) devem ser examinadas (regra do A,B,C,D) e também aquelas que sofreram modificação abrupta (evolução).
Já os não melanomas, divididos em sua maioria em carcinoma basocelular e espinocelular, costumam aparecer sob a forma de lesões elevadas, avermelhadas, que muitas vezes sangram e não cicatrizam totalmente, geralmente mais comum em áreas foto-expostas (face: região nasal e orelhas, mãos e braços).
Morte por câncer de pele cresce 55% em 10 anos e doença faz 1 vítima a cada 3h
Leia mais sobre o Câncer da Pele.
Assimetria
Uma metade diferente da outra.
Assimetria
Uma metade diferente da outra.
Bordas
Bordas Irregulares
Bordas
Bordas Irregulares
Coloração
Variação de cor.
Coloração
Variação de cor.
Diâmetro
Maior que 6mm.
Estas regras não são cartesianas.
Algumas lesões benignas podem também apresentar as alterações aqui citadas, porém sinais de atividade como coçar, mudança do aspecto ou sangramento devem ser examinados por um dermatologista, quanto mais cedo diagnosticado, maiores as chances de sucesso no tratamento.
Eventualmente as lesões de maior risco podem ser retiradas preventivamente.