Ícone do site Clínica Tovo Dermatologia – Dr Luís Fernando Tovo

Forever Young

MUDANÇA DE HÁBITO + DISCIPLINA + PREVENÇÃO = PRESERVAÇÃO DA PELE

  • A pele é nossa interface com o meio ambiente e os seres vivos. Além das funções de controle térmico, eletrostático, hídrico, dentre outras, nossa imagem pessoal, através da identidade visual, torna a pele um meio de comunicação e interação de extrema importância.
  • A pele é o maior órgão do corpo humano e campeã de procedimentos estéticos e reparadores, principalmente voltados ao processo de envelhecimento.

2 processos podem ser considerados:

INTRÍNSICO: genética, tempo (envelhecimento), hormonal

EXTRÍNSICO: relacionados ao fotodano (exposição solar demasiada), desidratação, má alimentação, fumo, álcool e até o sedentarismo.

DRIBLAR ESTES PROCESSOS DEPENDEM DE ALGUMAS ATITUDES:

  • MUDANÇA DE HÁBITO DIÁRIO.
  • DISCIPLINA.
  • PREVENÇÃO – ESTAR ATENTO À SUA PELE E AOS SINAIS E ALTERAÇÕES QUE ELA APRESENTA.
  • SOL: tomar sol de maneira inteligente, evitando principalmente a queimadura solar. A radiação ultravioleta A e B são os principais fatores relacionados ao envelhecimento precoce e câncer da pele.
  • NÃO FUMAR: a vasoconstrição periférica (diminuição da irrigação sanguínea da pele), causada pela nicotina leva ao sofrimento celular da pele e à palidez, além de outros males já bastante conhecidos.
  • CUIDADO DIÁRIO COM A PELE: o ressecamento cutâneo deve ser corrigido pela hidratação tópica, que pode ser feita associada a proteção solar e até com tratamento “cosmecêutico” (vitaminas, antioxidantes, renovadores de crescimento, estimuladores da colágeno).
  • MÁ ALIMENTAÇÃO dispensa comentários, porém vale lembrar que dietas como a mediterrânea, culinária francesa ou do norte da Itália por exemplo (simples e não processadas) melhoram a pele, além de conferir longevidade.
    Estes povos têm o hábito de andar , o que contribui para uma melhor metabolização desta dieta. Menos calorias = mais anos de vida.
  • ÁLCOOL consumido de forma moderada, como o vinho, pode ser um aliado à saúde, porém em excesso torna-se uma toxina.
  • MENTE SADIA: Importante manter a mente em atividade sempre.
  • EXERCÍCIOS FÍSICOS NA DOSE CERTA: excessos podem ser prejudiciais à saúde e principalmente à pele.
  • PREVENÇÃO DE DOENÇAS DA PELE: manter-se informado e fazer check up anual dermatológico. O Câncer da pele e outras doenças dermatológicas têm grande chance de cura quando detectadas precocemente.

A CIÊNCIA DRIBLANDO O PROCESSO DE ENVELHECIMENTO E A CURA E PREVENÇÃO  DE DOENÇAS DERMATOLÓGICAS.

Porém, o mais importante é usarmos estas técnicas com a finalidade de restauração cutânea, para que a nossa pele acompanhe a longevidade de nossos órgãos internos proporcionados pela medicina moderna e não apenas por excesso de vaidade, ou idiossincrasias emocionais com a nossa imagem.

A dermatologia acompanha a medicina interna promovendo também a longevidade cutânea e deve ser indicada de maneira equilibrada e sútil.

 

<style><!-- [et_pb_line_break_holder] -->ul li{<!-- [et_pb_line_break_holder] -->margin-bottom:15px;<!-- [et_pb_line_break_holder] -->}<!-- [et_pb_line_break_holder] -->h2 {<!-- [et_pb_line_break_holder] -->margin-bottom:15px;<!-- [et_pb_line_break_holder] -->}<!-- [et_pb_line_break_holder] --></style>
Sair da versão mobile